Ozonioterapia
O gás de ozônio foi descoberto em 1840 e a ozonioterapia foi utilizada também na primeira Guerra Mundial, para curar feridas dos soldados. No Brasil ela foi divulgada em 1975.
Tipos de aplicação
Auto-Hemoterapia Maior - Tratamento externo do sangue do paciente, seguido de reinfusão por via endovenosa. O ozônio reage completa e imediatamente com substâncias específicas nos glóbulos vermelhos e brancos do sangue, e no plasma, e desse modo ativa o seu metabolismo.
Auto-Hemoterapia Menor - É uma aplicação, através da via intramuscular, com sangue ozonizado. Tem o mesmo efeito da auto-hemoterapia simples divulgada pelo Dr. Luiz Moura. O objetivo principal é aumentar a quantidade de macrófagos de 5% para 22%, é o sangue que faz esse papel, NÃO É O OZÔNIO. O ozônio no músculo tem efeito antiinflamatório, ou seja, reduz a inflamação muscular no local da aplicação. É o SANGUE que ativa a produção de macrófagos pela medula óssea!
Aplicação Tópica de Ozônio
Requer um sistema fechado de circulação do ozônio e um sistema de sucção conectado a um catalisador de ozônio. Uma parte do corpo, por exemplo uma perna, é colocada dentro de um bag, feito de material ozônio-resistente, cujas bordas são vedadas junto à pele.
Indicações destes Tratamentos
- Problemas circulatórios
- Diversas doenças e condições do paciente idoso
- Doenças causadas por vírus, tais como hepatites, Herpes simples e Herpes zoster
- Feridas infectadas quaisquer, inflamadas, de difícil cicatrização, como úlceras nas pernas, de origem vascular, arterial ou venosas (varizes), úlceras por insuficiência arterial, úlcera diabética, risco de gangrena
- Colites e outras inflamações intestinais crônicas
- Queimaduras
- Hérnia de disco, protrusão discal, dores lombares
- Dores articulares decorrentes de doenças inflamatórias crônicas.
- Imunoativação geral.
- Como terapia complementar para vários tipos de câncer
É proibido a realização da Ozônio no Brasil ?
Não, desde de que o profissional de saúde capacitado, informe todos os riscos e benefícios da terapia e o paciente ou o responsável legal aceite em realiza-la.
Ozonioterapia é utilizada em outras áreas no Brasil ?
Sim, ozonioterpia é reconhecida como tratamento na Odontologia, na Medicina Veterinaria e foi reconhecida recentemente como práticas integrativas de saúde do SUS. Também é utilizada no setor industrial no tratamento de água-filtros, aparelhos para piscinas, saunas,etc.
Qual é a ação do Ozônio ?
Ozônio tem propriedades antiinflamatórias, antissépticas e moduladoras do estresse oxidativo promovendo por consequência a melhora da circulação periférica e da oxigenação. Isto determina o amplo número de patologias em que a Ozonioterapia pode ser utilizada de modo isolado ou complementar.
Quais doenças podem ser tratadas com a Ozônioterapia ?
Existe mais de 200 doenças que podem ser tratadas com a ozonioterapia . Mas as principais indicações são:
Problemas cardiovasculares, infarto, AVC, hipertensão, insuficiência arterial periférica, diversas doenças e condições do paciente idoso, doenças neurológicas, doenças causadas por vírus, tais como hepatites, herpes simples e herpes zoster, colites e outras inflamações intestinais crônicas, doenças auto imunes (hipertireoidismo, lupus, doença de chron, artrite reumatóide,etc), queimaduras, hérnia de disco, protrusão discal, dores lombares, dores articulares decorrentes de doenças inflamatórias crônicas, melhora do sistema imune em geral, como terapia complementar para vários tipos de câncer, vertigens, etc.
Existe contra indicação do Ozônio ?
Sim, a principal contra indicação é uma doença genética conhecida como favismo onde a pessoa tem uma deficiência de uma enzima Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD). Em casos de hipertireoidismo descompensado, diabetes mellitus descompensado, hipertensão arterial severa descompensada e anemia grave, é necessário que a estabilização clínica dessas situações seja realizada previamente à aplicação da ozonioterapia.
SAIBA MAIS
Comentários
Postar um comentário